A literatura infantil contém tantos autores e é tão importante que tem até um dia dedicado somente a ela: o Dia Internacional do Livro Infantil é comemorado em 2 de abril. Nessa data, aproveitamos para relembrar alguns autores e títulos preferidos por crianças de muitas gerações.

Aproveite para relembrá-los e quem sabe mostrar para os pequenos de hoje!

1. Antoine de Saint-Exupéry

O aviador francês Antoine de Saint-Exupéry escreveu aquele que é talvez o livro infantil mais conhecido de todos os tempos: O Pequeno Príncipe. A história traz belas lições a partir da saga do principezinho que viajou para a terra, e há décadas encanta jovens e adultos de todo o mundo.

2. Ruth Rocha

Quem foi criança ou adolescente nos anos 1980 ou 1990, certamente leu um livro de Ruth Rocha na biblioteca. A escritora lançou o best seller Marcelo, Marmelo, Martelo, assim como dezenas de outros títulos. Também foi traduzida para mais de 25 idiomas.

3. Roald Dahl

O britânico Roald Dahl é autor tanto de livros infantis quanto adultos. Entre os títulos que escreveu para os menores, destaca-se Charlie e a Fábrica de Chocolate, adaptado duas vezes com sucesso para o cinema, assim como Matilda e James e o Pêssego Gigante, que também ganharam versão para as telonas.

4. Lygia Bojunga

Gaúcha de Pelotas, Lygia Bojunga é autora de dezenas de livros infantis. O mais famoso deles, o divertido A Bolsa Amarela, conta a história de uma menina que queria ser gente grande. Sem dúvida um tema com o qual muitas crianças e pré-adolescentes se identificaram.

5. Astrid Lindgren

A autora sueca Astrid Lindgren ficou mais conhecida pelo divertido livro Pippi Meialonga, que conta a história de uma menina de 9 anos incrivelmente forte, que vive sozinha e passa por diversas situações engraçadas ao longo da história.

6. Monteiro Lobato

O último dessa lista é, pelo menos entre os brasileiros, certamente o mais famoso dela! Monteiro Lobato é o autor da série de livros sobre o Sítio do Pica Pau Amarelo, adaptada duas vezes para a TV Globo.

Espectadores e leitores de diversas gerações se divertiram com os consagrados personagens, como a boneca falante Emília, a avó Dona Benta, as crianças Narizinho e Pedrinho e muitos outros.

Agora que você já conheceu – ou relembrou – alguns nomes da literatura infantil, que tal aproveitar o Dia Internacional do Livro para ler algumas histórias com os pequenos? A leitura ajuda as crianças a desenvolverem a imaginação e o vocabulário, assim como estimula a concentração em um cotidiano tão corrido e multitarefas como é o da atualidade.

Boa leitura!