O Fórum era o centro do poder romano. Bem no centro da Roma Antiga, esse pequeno vale, entre as colinas do Palatino e do Capitólio, guarda os vestígios de uma poderosa civilização que marcou o mundo em que vivemos.

As questões políticas, econômicas, religiosas e administrativas eram resolvidas ali. Cada pedra do fórum conta uma história, e as decisões que foram tomadas ali afetaram – e continuam afetando – a vida de milhões de pessoas.

Via Sacra

O Fórum Romano se desenvolveu gradualmente ao longo dos séculos até se tornar o local mais importante da cidade. Com o tempo, à medida que a cidade – e as conquistas – crescia, o Fórum se tornou pequeno demais para englobar tantos edifícios públicos necessários. A área passa a ser paulatinamente ampliada. Surgem o Fórum de César, o de Augusto e o de Trajano, formando o conjunto conhecido como “Fori Imperiali”.

A quantidade de monumentos no fórum é enorme, e a visita pode ser um pouco confusa, pois nem todos os monumentos têm placas explicativas. Para facilitar um pouco, fizemos um mapa que mostra a localização dos monumentos principais.

Templo de Vênus

O Templo de Vênus foi o maior templo pagão da Roma Antiga. Construído pelo Imperador Adriano em 121 d.C, só foi finalizado 20 anos depois, já sobe o governo de Antonino Pio. Está localizado no início da via Sacra, principal acesso para o Fórum Romano, e de frente para o Coliseu. Foi construído sobre partes da antiga Domus Aurea, o gigantesco palácio erguido por Nero após o incêndio de 64 d.C. Era lá que ficava o Colosso de Nero, a enorme estátua que acabou por dar ao Anfiteatro Flávio o nome pela qual é conhecido hoje: Coliseu.

Arco de Tito

O costume de construir arcos triunfais para celebrar uma vitória militar era muito popular na Roma Antiga. Inaugurado em 81 d.C. pelo Senado em memória do imperador, esse arco celebra a conquista de Jerusalém pelos romanos em 67 d.C., cujas imagens estão esculpidas em seu friso. Mede 15,4 m de altura, 13,5m de largura e 4,75 de profundidade. Dos arcos triunfais que chegaram até os dias de hoje, esse é o mais antigo. A conquista de Jerusalém, demonstrada no arco resultou em dois fatos históricos importantes: o templo de Salomão foi destruído, restando como único vestígio o atual Muro das Lamentações, um dos lugares mais sagrados para os judeus; os judeus iniciaram a segunda Diáspora, a dispersão dos judeus pelo mundo, que só terminaria com a criação do estado de Israel, em 1948.

Basílica de Maxêncio


Essa enorme basílica foi construída inicialmente pelo Imperador Maxêncio, em 312 d.C, e após sua morte na batalha da Ponte Mílvia, finalizada por Constantino, em 313 d.C. Foi uma das últimas basílicas civis a ser construída no Fórum, e era destinada a atividades comerciais e administrativas.

Templo de Rômulo


Templo dedicado a Valério Rómulo, filho do Imperador Maxêncio, morto em 309 d.C. Sua preservação se deve ao fato de que foi incorporado à Igreja Santi Cosme e Damiano, que fica atrás do templo. Acredita-se que as portas de entrada sejam as originais.

Templo de César


O Templo de César foi construído por iniciativa de Augusto, após a apoteose* de César pelo Senado, em 42 a.C. Localizado próximo às ruínas da Basílica Emília, acredita-se que tenha sido erguido no local onde César foi cremado.

*Apoteose: Prática romana que consistia em elevar alguém ao estatuto da divindade. César foi o primeiro a adquirir esse caráter divino.

Templo de Vesta e Casa das Vestai

Templo dedicado ao culto da deusa Vesta. Seu formato era circular, algo incomum para os antigos templos romanos. Acredita-se ser um templo muito antigo, embora não se saiba exatamente quando foi construído. As ruínas visíveis hoje datam de 191 d.C, quando o local foi restaurado após um incêndio. Atrás do templo ficava a Casa das Vestais, as sacerdotisas da deusa Vesta.

Templo dos Dióscuros

Esse é um dos mais antigos templos do fórum. Foi erguido no século V a.C. para comemorar a vitória na Batalha do Lago Réglio. Foi erguido em honra a Castor e Pollux, os gêmeos conhecidos na Mitologia grega como “Dióscuros”, que, segundo a lenda, teriam participado da batalha ao lado dos romanos.

Templo de Antonino e Faustina


Este templo foi construído em 141 d.C. pelo Imperador Antonino Pio para homenagear sua esposa Faustina. Assim como o Templo de Rômulo, foi transformado em igreja durante a Idade Média, o que garantiu a sobrevivência de alguns vestígios do antigo templo. Reparem na altura da porta, no centro da imagem. Aquele era o nível do solo antes das escavações arqueológicas.

Basílica Júlia


Era mais um edifício público localizado no Fórum. Construído por Júlio César em 46 a.C., foi finalizado por Augusto, que nomeou o edifício em homenagem a César. Era utilizado pelos tribunais civis, além de prover espaço para a administração do governo e tesourarias.

Basílica Emília


Construída no século V a.C., foi reformada várias vezes, sendo a última reforma feita por Augusto. Era mais um espaço utilizado para administração dos assuntos do governo.

Cúria Júlia


A Cúria Júlia era a Sede do Senado. Foi construída por Júlio César no local onde já haviam existido outras duas cúrias. Sua construção foi interrompida pela morte de César no Teatro de Pompeu, local onde o Senado se reunia enquanto a obra na cúria não terminava. Coube a Augusto finalizar a obra. É um dos monumentos mais bem conservados da Roma Antiga. Os vestígios visíveis atualmente são do século III, quando foi restaurada pelo Imperador Diocleciano. Foi convertida em uma basílica religiosa no século VIII, o que propiciou sua conservação.

Arco de Severo


Esse arco triunfal foi dedicado ao Imperador Septímio Severo e seus filhos Caracala (futuro imperador) e Geta pelo Senado Romano em 203 d.C, em comemoração à vitória contra os partos. Um detalhe interessante desse monumento é que o texto e as imagens dedicados a Geta foram apagados após a sua morte. Os irmãos entraram em disputa pelo poder após a morte do pai. Geta foi assassinado a mando de Caracala que, após ocupar o poder, se utilizou de um processo conhecido pelos romanos como damnatio memoriae* para apagar todas as lembranças do irmão.

*Damnatio Memoriae: Essa prática romana consistia em apagar todos os vestígios da vida de uma pessoa que fosse considerada indigna pelo Senado romano.

Templo de Vespasiano e Tito


Templo construído por Tito, em 79 d.C., para homenagear seu pai, o Imperador Vespasiano, deificado pelo Senado. Após a morte de Tito, seu irmão Domiciano dedicou-lhe o templo, garantindo também sua deificação. O tempo não foi generoso com este templo. Atualmente restam apenas três colunas.

Templo de Saturno


O templo de Saturno também é um dos mais antigos, construído no século V a.C. Erguido próximo ao Monte Capitolino, do outrora imponente templo restam apenas oito colunas.

Após o fim do Império Romano, os edifícios perderam sua função e aos poucos foram sendo abandonados. As depredações e o tempo castigaram a maioria das construções. Durante a Idade Média, o local era conhecido como “Campo Vaccino” (algo como campo de gado) em italiano. Escavações a partir do século XIX foram, pouco a pouco, revelando todo o esplendor do Fórum romano, trazendo de volta à área toda a sua importância.

Estas são apenas algumas das muitas construções que podem ser visitadas. As visitações tem horários determinados e necessitam da compra de um ingresso que é válido também para a visita ao Palatino e ao Coliseu. Conheça mais um pouco aqui.

Fonte: ViajeNaHistória

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre Social Media

A FusionDigital foi fundada em 2000 e está baseada na Grande Florianópolis. Planejamos e implementamos soluções digitais e interativas. Ajudamos nossos clientes a crescerem e investirem seus recursos nas atividades certas, no que realmente importa, no que traz resultado e nas perspectivas para o futuro do seu negócio através de presença digital. Geramos conteúdos e estratégias para todas as redes sociais, criando uma importante ferramenta de relação entre empresas e seus clientes. www.fusiondigital.com.br

Categorias

Lugares & Cidades