10 de agosto de 2017

Surfando na Costa Esmeralda

O surf é um dos esportes mais apaixonantes que pode existir.
Muito mais que um esporte, é um estilo de vida, pois proporciona paixão pelo contato com a natureza e adrenalina por dominar uma onda. Depois do primeiro drop é difícil voltar atrás e a paixão só aumenta.

No Brasil, o surf vem ganhando cada vez mais força desde que Gabriel Medina conquistou o primeiro campeonato mundial em 2014 e Adriano de Souza venceu na sequência em 2015. De lá para cá, o número de praticantes do esporte tem aumentado. Segundo estimativa do Ibrasurf, existem três milhões de praticantes do esporte no país.

É no Brasil também que são fabricadas 20% da produção mundial de pranchas. Além disso, nosso país é repleto de praias incríveis com ondas alucinantes para os apaixonados pelo esporte.

Em Santa Catarina, seus mais de 500 km de litoral têm as praias mais irresistíveis para os surfistas brasileiros e internacionais. Isso porque o litoral catarinense conta com, pelo menos, 127 praias com condições para prática do surf.

No verão, normalmente os ventos são calmos pela manhã, favorecendo muito a prática de surfe. Já no inverno, quem for corajoso não pode abrir mão de um long john (roupa de neoprene longa), pois a água fria é marca registrada. Nesse período, dependendo das condições climáticas, ondas de até quatro metros podem ser vistas pelo litoral catarinense.

E que tal surfar em águas cristalinas cor de esmeralda?
Aqui estão as melhores dicas para você se aventurar pelas águas da Costa Esmeralda.

Bombas

Bombas é uma das principais praias da região de Bombinhas, ela possui 2 km de extensão e fica em uma área bastante urbanizada. Ali o mar é mais agitado e por isso é uma das praias propícias para prática de surf.

A praia de Bombas é excelente para quem está iniciando no surf.  É importante saber que as ondas entram apenas com uma ondulação de Leste e ventos fracos, ou vento Sul, que entra de frente para o mar, conhecido como vento terral. As melhores ondas da praia quebram sempre no canto Norte onde a ondulação de Leste / Nordeste entra melhor.

Mariscal

A praia mais extensa da região, com 4 km de extensão, é também considerada uma das praias mais bonitas de Bombinhas. Como Bombas, também é reduto dos surfistas que se reúnem ao lado esquerdo da praia, conhecido como Atalaia, onde as ondas quebram com mais intensidade.

As ondas em Mariscal funcionam com a ondulação de Leste ou Sudeste. E nessa praia é onde podemos encontrar as ondulações maiores, com ventos Norte / Nordeste. Quando sem vento, é possível surfar ondas longas e perfeitas.

Quatro Ilhas

Quatro Ilhas é internacionalmente conhecida para prática de surf e é aqui também que a família do famoso surfista Alejo Muniz fez do Brasil, sua casa. Desde 2005, quando conseguiu sua nacionalidade brasileira, Alejo vem defendendo o país em competições internacionais e faz parte do já famoso grupo conhecido como “Tempestade Brasileira”.

Da região de Bombinhas, é um dos destinos preferidos dos surfistas, que se atraem pelo mar de água azul escura com ondas fortes.

A melhor condição para o surf por lá é a ondulação de Sul / Sudeste e ventos fracos de Sul. Nos melhores dias, a onda em Quatro Ilhas é forte, com tubos para a direita no canto Sul. No meio da praia, porém, as ondas são rápidas e perfeitas.

Quer saber tudo sobre o surf na região da Costa Esmeralda. Confira nosso guia completo com tudo que você precisa saber para cair no mar e aproveitar as ondas.