As lembranças realmente guardadas na memória são um bom medidor de prazer após uma viagem. Quando ninguém esquece aquele dia em alto mar, o almoço delicioso para combater a fome na praia e guarda uma excelente história para contar aos amigos e família.

E tudo isso se torna ainda melhor quando vem acompanhado de um passeio de lancha. O subir e descer das ondas batendo no casco, a água que espirra e molha o corpo ensolarado no convés, a batida da música que anima cada mergulho ao mar.

Mas, se não houver o lugar perfeito, de nada adianta o clima. É preciso ter paisagens exuberantes, ser protegido do vento para acalmar o balanço do mar e seguro o suficiente para ancorar a lancha distante das pedras.

E a Costa Esmeralda, paraíso em Santa Catarina, mistura lugar perfeito e clima fantástico. Formada por três municípios, Bombinhas, Porto Belo e Itapema, a belíssima região desponta em rankings de viagens e abriga a 6ª cidade brasileira mais procurada por turistas estrangeiros em 2016, segundo o Ministério do Turismo.

Nesta lista, você confere três passeios para ir de lancha em alto mar, duas praias famosas pela prática de esportes náuticos e duas marinas para deixar o iate na região. A ideia é ter a melhor experiência nos passeios. Conheça a seguir!

Foto: Leonardo Shinagawa/Flickr

Enseada do Caixa D’Aço

A Enseada do Caixa D’Aço é um porto natural em Porto Belo, no litoral norte catarinense, que reúne amantes de festas de alto padrão e famílias em busca de águas cristalinas para mergulhar.

Três bares flutuantes servem os clientes, inclusive com serviço de delivery para lanchas, que ficam enfileiradas para aumentar a badalação e o intercâmbio entre passageiros. Em finais de semana e feriados, o movimento aumenta e recebe dezenas de embarcações.


Foto: Ararê/Divulgação

Praia do Tinguá

A disputa de quem tem a melhor festa, entre Enseada do Caixa D’Aço e Praia do Tinguá, sempre rende uma boa discussão. A Praia do Tinguá, localizada em Governador Celso Ramos, fica um pouco mais de 40 km ao norte de Florianópolis.

Com a fama pela beleza natural, virou ponto de encontro e começou a receber uma festa mensal apelidada de Tinguaço. No verão, o Barfômetro também oferece atendimento na lancha. E tanto famílias quanto festeiros dividem bem o espaço.

Ilha de Porto Belo

Com entrada gratuita, o empreendimento da Ilha de Porto Belo deixa à disposição uma lista de serviços para esportes náuticos. A cinco km do centro de Bombinhas, você pode praticar wakeboard em águas cristalinas ou desfrutar do almoço na areia da praia. O mergulho, é claro, também merece recomendação.

Praia de Canto Grande

Se você quiser ter seu próprio espaço alugado, com uma praia que mais parece particular, onde se dá para jogar taco e frescobol, andar de wake, praticar stand up ou velejar, você não pode deixar de conhecer a Praia de Canto Grande, em Bombinhas.

Praia de Bombinhas

A Praia de Bombinhas, com excelente infraestrutura e uma encosta que protege o mar de grandes ondas e ventanias, tem águas calmas para um bom mergulho. É a escolha ideal para quem gosta de misturar, ao mesmo tempo, a proximidade da cidade e o descanso dos pés na areia.

Marina Itajaí

Depois do passeio, será necessário guardar a lancha. E a Marina Itajaí garante uma estrutura de primeiríssima qualidade para o mercado de alto padrão: são mais de 900 vagas para embarcações de até 120 pés. Além de comportar 600 carros no estacionamento, o centro comercial da marina oferece desde lojas náuticas até cinema e academia.

Marina do Arvoredo

Outra opção é a Marina do Arvoredo, em Canto Grande, no município de Bombinhas. Com atendimento a lanchas de até 36 pés, a marina oferece aos clientes área vip e uma loja de conveniência na sede. Sem falar nos cuidados de translado e lavação após a chegada do barco.

Aprovou o artigo e gostaria de investir na Costa Esmeralda? Então, leia nosso guia completo sobre investimento na região e tenha a noção exata do retorno.