Se você ainda tem preconceitos contra andar de bicicleta, está na hora de rever essa ideia. O meio de transporte tem sido apontado por muitos como a solução para o trânsito caótico de muitas grandes cidades brasileiras, com eficácia comprovada em diversos países. E vem ganhando cada vez mais adeptos.

Pedalar para o trabalho não é difícil, desde que você conheça o trajeto e possua uma bike confortável e equipada com buzina, espelho e faróis. Também é importante manter-se sempre hidratado e proteger-se do sol e da chuva, além de usar o capacete. Uma dica para começar é ir aos poucos, até chegar em 4 ou 5 dias por semana.

Economia de tempo e de dinheiro

Ao ir de bicicleta para o trabalho, você não passa tempo esperando o ônibus no ponto, nem gasta dinheiro com a passagem. Já para quem usa o carro, não é mais preciso passar horas na fila, nem gastar com combustível, cada vez mais caro.

Inclua exercícios na rotina

Em um mundo tão apressado, a falta de tempo para praticar exercícios é bem comum. Nesse contexto, pedalar para o trabalho pode ser uma ótima alternativa para incluir atividade física na rotina sem mudar muito o seu planejamento diário. E o bom é que andar de bike é algo tão agradável que você nem nota que está se exercitando.

Os benefícios de fazer exercícios já são bem conhecidos: melhora a saúde, a disposição e a autoestima.

Seja um carro a menos

Para a cidade, os benefícios de ser um carro a menos também são visíveis. O trânsito fica menos caótico, e quem não tem a oportunidade de se locomover de bicicleta e precisa usar o carro ou o transporte público pode se deslocar com mais tranquilidade.

Também é uma forma de ver a cidade de um outro ângulo. Dentro do carro com ar condicionado é mais difícil entrar em contato com os sons, as cores e o cheiro da cidade, conhecer pessoas no trajeto, sentir o vento no rosto e por aí vai.

E ir para o trabalho de bike fica ainda mais fácil de você morar perto do escritório. O The Office Avenida, empreendimento da Cota localizado na Avenida Gama D’eça, pertinho de tudo o que é preciso para viver bem em Florianópolis, é um exemplo. Veja o site e saiba mais!

Esperamos que esse post tenha inspirado você a ir de bike para o trabalho pelo menos uma vez por semana, se possível! Se não tiver essa possibilidade, procure respeitar os ciclistas e influenciar quem tem a possibilidade de andar de bicicleta a fazê-lo também.