Talvez você não conheça por esse nome, mas certamente já viu por aí: uma parede cheia de plantas, que parecem nascer dos tijolos.

São as paredes verdes, ou jardins verticais, que tornam os ambientes mais aconchegantes, diminuem a poluição do ar e ajudam a isolar o cômodo acusticamente. Também é bom para quem adora plantas, mas tem pouco espaço em casa para cultivá-las.

 

O tipo mais comum de parede verde é o feito com samambaias, mas outras espécies podem ser adotadas conforme o seu gosto. O mais importante é que as plantas recebam luz do sol. A espécie pode ser escolhida, aliás, de acordo com a quantidade de luz que o ambiente recebe.

Como ter uma parede verde em casa

Para fazer a sua, pode-se contar com a ajuda de um profissional paisagista ou, então, visitar uma loja especializada em jardinagem e pedir ajuda para escolher os materiais necessários. Especialistas indicam placas de coco com vasos, que podem ser instaladas em uma tela de alambrado para evitar que a parede seja danificada.

Depois, é só escolher a planta de sua preferência, levando em conta as condições do local em que o jardim vertical será colocado. Para deixar as plantas sempre bonitas, não descuide da irrigação, de acordo com as necessidades de cada espécie.

Na hora de adubar, prefira adubos naturais, como humus de minhoca, pois produtos químicos podem ser danosos, devido à proximidade com os moradores da casa ou apartamento.

Por fim, se para além da sua casa você gostaria de morar em um condomínio que conte com lindas paredes verdes nas áreas de convivência, não deixe de conhecer o Dalva Schutz. O empreendimento da Cota fica pertinho da Beira Mar Norte, região nobre de Florianópolis. Clique aqui e saiba mais.