Finalmente chegou o feriado! E quer oportunidade melhor do que essa para colocar em dia a leitura? Seja para terminar aquele livro que você começou há tempos, começar um novo ou reler seus favoritos, ter tempo de sobra ajuda muito.

Se você está sem ideias do que ler neste feriado, trazemos 5 sugestões neste post.

1. Sapiens: Uma Breve História da Humanidade

O que possibilitou ao Homo sapiens subjugar as demais espécies? O que nos torna capazes das mais belas obras de arte, dos avanços científicos mais impensáveis e das mais horripilantes guerras? Nossa capacidade imaginativa. Partindo dessa ideia, Yuval Noah Harari, doutor em história pela Universidade de Oxford, aborda a história da humanidade sob uma perspectiva inovadora. Uma leitura bem instigante e enriquecedora para o feriado!

2. Mulheres que Correm com os Lobos

Através da interpretação de 19 lendas e histórias antigas, entre elas as de Barba Azul, Patinho Feio, Sapatinhos Vermelhos e La Llorona, a autora procura identificar o arquétipo da Mulher Selvagem ou a essência da alma feminina, sua psique instintiva mais profunda. E propõe o resgate desse passado longínquo, como forma de atingir a verdadeira libertação. O livro se tornou um best seller e tem inspirado mulheres do mundo todo.

3. A Amiga Genial

Aclamada pela crítica e pelo público, Elena Ferrante se tornou conhecida por escrever sobre questões íntimas com muita clareza, sem se expor para divulgar seus livros. Sua ficção parece apresentar traços autobiográficos, mas não é possível identificar os pontos comuns entre sua vida e sua obra, uma vez que a escritora se recusa a comentar sua intimidade

Mais que um romance sobre a intensidade e complexa dinâmica da amizade feminina, a autora aborda as mudanças na Itália no pós-guerra e as transformações pelas quais as vidas das mulheres passaram durante a segunda metade do século XX. Sua prosa clara e fluída evoca o sentimento de descoberta que povoa a infância e cria uma tensão que captura o leitor.

4. A máquina de fazer espanhóis

Depois de perder a mulher, o barbeiro António Jorge da Silva passa a viver num lar de idosos. Os quartos da ala direita dão para um jardim onde crianças brincam. Os da esquerda, reservados aos acamados, têm vista para o cemitério. Que alegrias pode a vida oferecer a alguém tão próximo de seguir esse caminho?

A convivência com funcionários e pacientes do asilo, entre eles o centenário Esteves “sem metafísica”, do poema “Tabacaria”, de Fernando Pessoa, revela a António uma nova possibilidade de existência. Vale a pena ler o livro do escritor português para conhecer um estilo de prosa bem diferente da maioria dos que conhecemos.

5. Crônica do Pássaro de Corda

Toru Okada é um jovem casado e sem filhos, que leva uma vida banal em Tóquio. Quando seu gato desaparece, ele vê seu cotidiano se transformar. A partir disso, personagens cada vez mais estranhos começam a aparecer, transformando a realidade em algo digno de sonho. Com seus fantasmas invadindo o mundo real, Toru Okada é obrigado a enfrentar os problemas que carregou consigo por toda a vida.