Muita gente acha que plantas e apartamentos não combinam, mas não é verdade. Procurando bem, há espécies que se encaixam em qualquer tipo de ambiente. E, seguindo algumas dicas, suas plantas de apartamento não só vão sobreviver, como se manterão bonitas e saudáveis.

Confira algumas ideias neste post:

Prefira espécies que precisam de menos luz

Há muitas espécies que vivem  melhor sem receber a luz direta do sol. Plantas tropicais oriundas de florestas, que ficam abaixo da copa das árvores mais altas, se adaptam bem à meia sombra.

As plantas pendentes, como as samambaias, também são legais para espaços pequenos, pois podem ficar em prateleiras, penduradas no teto ou sobre a geladeira, aproveitando melhor o apartamento.

Observe suas plantas

Tanto para quem tem plantas no apartamento quanto fora dele, observá-las todos os dias é muito importante. É só assim que você vai conhecê-las bem e saber quais precisam de água, quais estão sendo regadas demais, aquelas que precisam de mais ou menos luz direta…

Caso as plantas não estejam com o vigor inicial, coloque o dedo na terra para saber se está seca ou úmida. Se estiver seca, regue com um pouco de água. Se estiver úmida, vale mudá-la para outro lugar da casa em que haja mais luz. Se nada disso adiantar, pode ser que sua planta precise de uma poda.

Comece com uma planta fácil de cuidar

Há espécies fáceis e difíceis de cuidar. E, para não se frustrar no início, vale começar cultivando uma plantinha do primeiro grupo!

Cactos e suculentas são plantas fáceis de cuidar, pois precisam de bem pouca água. A espada de São Jorge é um outro exemplo, já que se adapta tanto com bastante água quanto com pouca.

 

Aproveite a sacada

Nem todos os apartamentos possuem sacada, mas se você tem essa opção, pode aproveitá-la ao máximo para deixar suas plantas mais bonitas. Um jardim vertical, na parede, ocupa pouco espaço e traz muito mais vida para seu lar.

O residencial Punta Blu, da Cota Empreendimentos, por exemplo, além de possuir uma ampla sacada, você pode cultivar suas plantas com vista para o mar.

Clique aqui e conheça mais.

Boa jardinagem!