Um dos grandes diferenciais do Brasil é sua beleza e riqueza natural. Aqui encontramos diversas opções para se encantar com a natureza: desde a incrível Amazônia, passando por cachoeiras, campos, montanhas e claro as milhares de praias paradisíacas.

Uma das grandes maravilhas de viver no Brasil é estar próximo do que chamamos de pequenos paraísos. Santa Catarina é um dos estados brasileiros mais ricos em termos de belezas naturais e com uma vasta opção de cenários.

Aqui temos opções para aproveitar a serra com paisagens rurais, trilhas com cachoeiras lindas e muitas opções de praias maravilhosas, dentre elas encontramos uma das maiores riquezas e belezas do estado, a Costa Esmeralda.

A Costa Esmeralda é uma região formada pelas cidades de Bombinhas, Porto Belo e Itapema e tem esse nome por suas águas verdes e cristalinas. A região possui aproximadamente 60km de litoral, grande parte desse território é conservada por meio de áreas naturais protegidas.

Bombinhas é, sem sombra de dúvidas, a praia mais conhecida da região. Está localizada a 70km de Florianópolis, além de estar próxima dos municípios de Itajaí, Balneário Camboriú, Itapema e Porto Belo. Além de linda, Bombinhas oferece diversas opções de lazer em meio a natureza, indo desde caminhadas na praia até trekking, surf, mergulho e passeios de barco.

Para os apaixonados por ecoturismo, em Bombinhas encontram-se três unidades de conservação: o Parque Municipal da Galheta, o Parque Municipal do Morro do Macaco e a Área de Relevante Interesse Ecológico da Costeira de Zimbros. Nesses locais podem ser realizadas caminhadas ecológicas guiadas sobre trilhas que foram construídas por antigos moradores na mata.

Google Imagens

Além da beleza natural, a Costa Esmeralda tem mais de 30 praias e é riquíssima em biodiversidade com macacos, tucanos, pássaros e flores selvagens. Além disso, a região oferece experiências incríveis! Seja para desfrutar um peixe delicioso ou para se aventurar em esportes náuticos como mergulho ou surf.

A praia do Araçá é famosa pelos pratos à base de peixes deliciosos, mas se você prefere ostras e mariscos, não tem problema! Temos opções deliciosas nas praias de Zimbros e Mariscal.


A Costa Esmeralda combina agito com tranquilidade muito bem. Porto Belo e Bombinhas são praias mais badaladas, mas nem só disso é feita a região, é possível se surpreender com cenários de tirar o fôlego, como o que vemos no alto do mirante do estaleiro.

A praia do Caixa D’aço é um porto natural e fica escondida pela Ilha de Porto Belo, lá a água é calma e por isso é possível encontrar bares flutuantes, muito procurados no verão. Para chegar até esses bares, basta procurar os pescadores locais que estão sempre a postos para levar os turistas para conhecer as praias da região.

Google Imagens

O pôr do sol mais bonito da região, segundo os nativos, é visto no Canto Grande, uma vila de pescadores de Bombinhas e o mais interessante dessa praia é que por estar localizada sobre um istmo (quando uma porção de terra avança para o mar) uma mesma praia oferece duas opções de mar. De um lado temos o mar de dentro com águas calmas e o mar de fora com ventos e ondas ideais para o surf.

No mar de dentro além da vista, você pode encontrar opções de restaurantes deliciosos e com o “pé na areia”. Por outro lado, no mar de fora você encontra diversas pousadas charmosas que combinam conforto com beleza e tranquilidade.

Se você ainda não conhece essa região de Santa Catarina, prepare-se para se encantar. Além de toda beleza, a Costa Esmeralda oferece diversas opções de lazer e esportes náuticos para toda família.

Quer saber mais sobre a região da Costa Esmeralda? Confira nosso guia completo com tudo que você precisa saber para organizar sua viagem. Garantimos que vale a pena!

21 comentários

  1. Região surpreendente.

  2. Quero receber mais informações.

  3. Vale a pena mesmo conhecer. Mais um ALERTA, vc corre o risco como no meu caso.Se apaixonar pelo lugar e ficar morando nele. Mais sou grato por isso. É um paraíso.

  4. É mesmo show essa região. Se visitar corre o risco de ficar morando lá, tamanha beleza. Aconteceu comigo.

  5. Pessoal, muito boa a matéria! Muitos brasileiros viajam para o exterior, enquanto estrangeiros vem conhecer as belezas do Brasil.. poderiam ter dado mais destaque à Meia Praia – Itapema. É o Point da Região e o Eldorado Brasileiro. A praia que mais cresce no Brasil. Tem sido a opção para artistas e ivestidores de visão para negócios turísticos.

  6. ESTIVE 8 VEZES EM SANTA CATARINA E NÃO CONHECI NEM A METADE DAS SUAS BELEZAS NATURAIS, SOU APAIXONADO PELA ILHA DA MAGIA E RECOMENTO AOS INTERNAUTAS TURISTAS.

  7. Depois que conheci Bombinhas há 30 anos, não consegui mais encontrar outra praia melhor. Nenhuma oferece as belezas que tem por lá, como águas cristalinas, areia fina e branca, com matas nativas exuberantes.
    Eu amo a Costa Esmeralda.

  8. Conheço estes lugares. Belezas sem comparação com outras do Brasil. Locais de belezas naturais sem iguais.

  9. Uma das regioes mais lindas do mundo.

  10. Interessante seu documentário, pois com certeza como eu, muitas pessoas não havia ouvido falar desses lugares.

  11. Lindíssima

  12. Obrigado Nacir! É um lugar maravilhoso!

  13. É um lugar naravilhoso!

  14. Temos lugares maravilhosos por aqui!

  15. Obrigado pela dica Manoel!

  16. É um risco que vale a pena!

  17. Olá Eliseu por gentileza, envie seu e-mail ou telefone para receber mais informações e opções. Se preferir podemos atender por WhatsApp!

    Obrigado, Social Media – Cota Empreendimentos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Lugares & Cidades

Tags

, , , ,