Se você gosta de movimento, Florianópolis é o lugar ideal para estar e viver bem.

Considerada a capital brasileira onde as pessoas são mais ativas e reconhecida por suas belas paisagens, que envolvem montanhas, praias e lagoas, Florianópolis oferece diversas opções para quem gosta de se exercitar ou de apenas praticar atividades ao ar livre, em constante harmonia com a natureza.

 

Caminhada ou corridinha no parque e a beira mar é um hábito que muitas pessoas já têm. Umas levam o cachorro, outras, uma companhia ou um bom livro. Tem quem prefere ir além. As mais dispostas usam as quadras, as pistas de skate e as ciclovias. De um tempo para cá, começaram a pipocar nesses lugares públicos equipamentos de ginástica dos mais variados. Iniciativa das prefeituras na maioria dos estados do país, esses espaços visam melhorar a qualidade de vida da população de todas as idades de uma forma natural, democrática e, acima de tudo, econômica.

Não importa o clima, basta uma breve circulada pelos bairros ou nas praias da Ilha para encontrar pessoas caminhando, correndo, pedalando, ou praticando algum tipo de atividade física, a qualquer hora do dia. Seja no céu, na terra ou no mar, a cidade possibilita um ampla gama de atividades de lazer para todos os níveis e gostos.

Selecionamos alguns esportes mais comuns praticados na região e detalhamos cada uma para você saber o que precisa para praticá-los:

Na região leste, os esportes náuticos ganham destaque: As praias, voltadas ao Oceano Atlântico, são as mais propícias para a prática do surf, enquanto a Lagoa da Conceição fica mais colorida com as velas de windsurf e kitesurf. Em Jurerê, na região norte da Ilha, está a principal raia para os amantes do Triathlon e do Iatismo.

Na região central, entre as baías sul e norte, o remo é o esporte mais praticado, enquanto no lado sudeste da Ilha as praias e os longos costões se tornam o ambiente ideal para os que gostam da pesca com vara ou rede. Os adeptos do mergulho contemplativo podem admirar a riqueza da fauna e flora marinhos em locais paradisíacos como a Ilha do Campeche e a Reserva Marinha do Arvoredo.

No céu, o Parapente é a Asa Delta são as opções para quem deseja ver a ilha por outro ângulo. Há rampas espalhadas pelos morros das regiões norte e leste da Ilha. Outra opção radical é um passeio de Parasail (paraquedas específico que é amarrado a uma lancha) pelo litoral das praias de Canasvieiras, Jurerê e Ponta das Canas.

Para quem gosta de se aventurar em caminhadas ou em cima de bicicletas, trilhas não faltam. Com vários níveis de dificuldade, elas levam a locais remotos, onde a natureza ainda permanece intocada e podem ser feitas em grupo, seja caminhando ou de Mountain Bike.

Já os mais audaciosos encontram aqui um lugar perfeito. Arvorismo, Rapel, Rafting e o Slack Line são algumas das práticas procuradas.

Em passeios, siga alguns roteiros especiais de lazer, como o passeio de barco até a Costa da Lagoa, os Passeios de Escuna que percorrem vários lugares lindos e históricos, a Avenida Beira-mar preferida para caminhadas e corridas no começo do dia e no fim de tarde, o Parque Ecológico do Córrego Grande que reúne natureza e atividades culturais e espirituais.

Explore Florianópolis praticando esportes e curtindo as atividades que a cidade proporciona, mas mas não se esqueça do aquecimento​, respeite os limites de segurança e leve da natureza somente boas recordações.

Veja como usufruir dos benefícios das atividades e equipamentos que já são parte da paisagem dos nossos parques e praças, sem se machucar ou colocar em risco a saúde e sua boa forma. Para evitar lesões e “acordar” o corpo para o exercício, separe uns minutinhos para se aquecer antes e depois da atividade física.

​1) Caminhe por 10 minutos para aquecer os músculos. O percurso pode ser feito no simulador de caminhada, mas você também pode aproveitar outros recursos oferecidos pelo parque, como a pista.​

2) Alongue-se:

  a) Fique reto, com os joelhos ligeiramente flexionados e incline o pescoço para um dos lados, ajudando com uma das mãos. Mantenha por 20 segundos, depois incline para o outro lado.

  b) Alongue todo o corpo, com os braços para cima, como se estivesse espreguiçando ou tentando alcançar o teto.

  c) Coloque um dos braços atrás da cabeça, com a palma da mão tocando a parte de trás das costas. Com o outro braço, force levemente para baixo. Mantenha por 20 segundos e repita com o outro braço.​

  d) Deite-se sobre um banco ou um colchonete e dobre as pernas. Cruze as mãos sobre o joelho direito e puxe a perna em direção ao peito. Mantenha por 20 segundos e repita do outro lado.

  e) Mantenha o joelho direito ligeiramente dobrado, estique a perna esquerda e tente tocar a ponta do pé. Mantenha por 20 segundos e repita com a outra perna. Respeite seus limites para não se machucar.

Fonte: GuiaFloripa, AMaisSaúde, AmigodeViagem, GoogleImages, ArgosFoto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre Social Media

A FusionDigital foi fundada em 2000 e está baseada na Grande Florianópolis. Planejamos e implementamos soluções digitais e interativas. Ajudamos nossos clientes a crescerem e investirem seus recursos nas atividades certas, no que realmente importa, no que traz resultado e nas perspectivas para o futuro do seu negócio através de presença digital. Geramos conteúdos e estratégias para todas as redes sociais, criando uma importante ferramenta de relação entre empresas e seus clientes. www.fusiondigital.com.br

Categorias

Inspiração, Lugares & Cidades, Viver Bem